top of page

Teatro debate decorreu na Biblioteca Escolar

No passado dia 23 de fevereiro, a Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo foi palco de uma iniciativa memorável. No seguimento de uma candidatura realizada pelo Projeto Jovens ao Leme E8G ao programa “Cuida-te +”, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, foi dinamizada uma sessão de Teatro-Debate, que ficou a cargo da brilhante equipa de atores da Companhia de Teatro Baal 17.


Os comportamentos aditivos e a obsessão foram as temáticas abordadas nesta sessão, na qual cerca de 34 alunos e alunas do 9º ano de escolaridade foram convidados/as a intervir e debater, dada a interatividade que este tipo de iniciativa exige. Os perigos no uso excessivo do telemóvel, a consequente dependência e efeitos nefastos, foram os principais pontos abordados. “Já alguma viste sentiste “FOMO” (fear of missing out)?”, foi uma das questões colocadas à plateia. “FOMO” é uma sigla inglesa para caracterizar todos aqueles que têm receio de ficar de fora das atualizações nas redes sociais e que, por isso, passam a maior parte dos seus dias e noites preocupados/as em estar sempre online em busca de likes, necessidade esta que se torna rapidamente num vício. Este vício decorre do mau uso das redes sociais resultante, muitas vezes, de estados de baixa autoestima e solidão e tem como consequências a ansiedade, a depressão e o medo.

De facto, com a pandemia a saúde mental adquiriu um maior enfoque, daí a importância no investimento em estratégias preventivas e de ação muito precoce, especialmente numa era em que o Suicídio é a principal causa de morte em crianças e jovens adultos em Portugal. De facto, “Não há saúde sem saúde mental” (OMS).

O Cuida-te+ é um programa do IPDJ que visa a promoção da saúde juvenil e dos estilos de vida saudável. Esta entidade também disponibiliza um apoio anónimo e gratuito através do seu Gabinete de Saúde Juvenil, em temas relacionados com a Saúde mental/psicológica, Saúde sexual e reprodutiva, Comportamentos aditivos e Alimentação e atividade física.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page