top of page

Cidadania em palavras na EB Domingos Abreu

No passado dia 9 de maio, a Biblioteca Escolar esteve com os alunos do 3ºE, 4ºH e 4ºI, no âmbito do projeto "Cidadania em palavras".

Os alunos do 3ºano tiveram a oportunidade de explorar em sala de aula a obra "Maria mete medo", excelente ponto de partida para uma abordagem à temática do bullying. Nesta sessão, após uma revisão da história, os alunos foram convidados a relatar uma experiência semelhante à que é abordada no texto e também a acrescentar algumas frases ao mesmo. Assim, surgiu este novo trecho: "A Maria metia medo à Joaquina, que era muito traquina; metia medo à Joana, que gosta de banana; metia medo à Raquel, que gosta de pão e mel; metia medo ao Tó-Zé, que gosta do chimpanzé; metia medo ao Manuel, que era amigo do Joel; metia medo ao Fernando, que andava sempre com o seu bando."

Os alunos do 4ºano exploraram a obra "A maior flor do mundo", em contexto de sala de aula. Nesta sessão, fizeram uma revisão desta história, excelente ponto de partida para abordar a problemática da água e a sua relevância em termos ambientais. Tiveram também a a oportunidade de seguir (pelo menos em parte) o conselho de Saramago e, individualmente, escreverem um novo final da história.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page