top of page

Concurso Nacional de Leitura - Fase Escolar/Municipal

O objetivo principal do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura. Este Concurso é direcionado a alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, integrando várias fases: 1.Escolar/Municipal; 2. Intermunicipal; 3.Nacional.

A Fase Escolar/Municipal permitiu a seleção de 4 alunos por ciclo de ensino e decorreu em três etapas distintas: prova online (formulário com questões de escolha múltipla- verificação da leitura); prova de expressão escrita; prova de expressão oral.

Ontem (15 de fevereiro de 2023), concluiu-se a fase escolar/municipal, com a realização da prova de expressão oral. Esta prova realizou-se na Biblioteca Escolar em duas sessões: a primeira, agendada para as 9.30h, com os alunos do 1º e 2º ciclos; a segunda sessão (10.30h), foi direcionada ao 3º ciclo e secundário.

Algumas turmas assistiram ao evento e foi uma grande festa da leitura, permitindo a seleção dos finalistas que irão representar o agrupamento na fase intermunicipal.

1º Ciclo: Francisca Martins Campos - 4ºI (EB Domingos Abreu); Íris Fernandes Oliveira - 4ºI (EB Domingos Abreu); Mariana Prazeres Vieira - 4ºI (EB Domingos Abreu); Margarida Pereira - 4ºK (EB Domingos Abreu).

2º Ciclo: Mafalda Costa Silva - 6ºB; João Pedro Vieira Alves – 6ºB; Mara Pires Fernandes – 6ºC; Lara Silva Vaz – 6ºE.

3º Ciclo: Bárbara Fernandes Machado – 9ºA; Francisca Mendes Teles de Noronha – 9ºB; Romeu Machado Freitas – 9ºC; Leonor Vieira Veloso - 9ºD.

Secundário: Afonso Antunes Costa – 10ºA; Francisca Matos – 11ºA; Francisca Oliveira Trindade – 11ºB; Afonso Figueira Cardoso de Sousa – 11ºD.

Apesar de termos apurado apenas um grupo restrito de alunos, todos saem vencedores, pois o Concurso Nacional de Leitura promove a literacia da leitura, estabelecendo um equilíbrio saudável entre o conhecimento, a compreensão, a criatividade e o sentido crítico.

Muitos parabéns a todos os participantes!



177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page