top of page

Escola a LER "A minha primeira Amália"

Todas as turmas do 2º Ciclo têm vindo à Biblioteca Escolar para ler a obra "A minha primeira Amália".

Com a leitura desta obra, os alunos ficaram a conhecer Amália Rodrigues, um grande ícone da cultura portuguesa. Esta fadista contribuiu vivamente para que, no final de 2011, o fado – a canção mais portuguesa de todas as canções – fosse reconhecido como Património Imaterial da Humanidade.

Esta leitura permitiu também compreender que devemos valorizar aspetos típicos da nossa cultura, para que possam ser respeitados por outros países. Foi estabelecida uma relação com um tema fulcral da cidadania “Interculturalidade”, valorizando o papel dos livros para nos dar a conhecer aspetos culturais de diferentes países. Só conhecendo é que aprendemos a respeitar as diferenças e a aceitar a diversidade. Se não conhecermos, não compreendemos e acabamos por discriminar… Numa escola em que, cada vez, recebemos crianças e jovens oriundos de outros países, é de extrema relevância educar os nossos alunos, de modo a conhecer os conceitos de identidade e pertença, cultura(s), pluralismo e diversidade cultural.

Falando abertamente sobre estes temas, torna-se mais fácil, para os alunos, compreenderem as causas e formas de discriminação, racismo e xenofobia, associadas ao fenómeno de globalização e a sua relação com migrações, etnicidade e inclusão.

Em suma, o conhecimento reduz a discriminação. É aí, que os livros também têm um papel fundamental!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page