top of page

Temos escritores... (Concurso Nacional de Leitura - 3ºCiclo)

A Saga de Sophia de Mello Breyner Andresen foi a obra que serviu de base à fase escolar /municipal para os alunos do 3º Ciclo. Durante a prova de expressão escrita, os alunos foram desafiados a inspirar-se em Hans, personagem principal da obra Saga, como ponto de partida para redigir um texto narrativo. Foi-lhes solicitado que, no referido texto, descrevessem um possível destino que escolheriam se um dia optassem por sair de Portugal, apresentando argumentos e sentimentos relativamente ao novo destino e relativamente a Portugal.

Apresentamos, assim, o texto escrito pelo Romeu Freitas do 9ºC.

________________________________________________________________

Que o vento me leve…. que o destino se marque … prega-se que todas as estradas vão dar a Roma …, mas a minha alma só caminha para Paris. A única e eterna cidade de Paris!

Paris, cidade singular e inconfundível! Que a Rayanair me leve até ao aeroporto de Orly e que eu nunca mais desembarque noutro local do mundo! Esta cidade francesa, conhecida como a cidade do amor, tem tudo para merecer a viva que eu sempre quis! Paris, cidade culta, onde a arte é amada e respeitada! Todos os tipos de arte desde as mais solenes obras de arte expostas no museu d’Orsay, as obras arquitetónicas mais espetaculares do mundo, a música Pop francesa… Mas em particular, a minha arte de eleição – a música clássica!

Foi em Paris que o mais romântico, o mais fantástico compositor de música erudita, Chopin, escolheu viver durante longos anos.

Paris, cidade de negócios, cidade inovadora e acolhedora, capital com uma posição geopolítica única no mundo inteiro! É aqui que quero viver eternamente! Mas é certo que nunca irei esquecer Portugal. A minha nação!

Portugal, o país da terra e do mar, país de encantos e tradições! O que é certo é que não faltam portugueses em Paris!

Este meu sonho, este meu desejo irei realizar! Da janela do meu quarto vejo o mundo e o futuro incerto, embora eu cheio de certezas da minha paixão por Paris, mas também do meu querido Portugal!

(…)

Passaram seis anos! Seis duros anos! Trabalhei, lutei e sacrifiquei-me! Mas, cá estou eu em Paris!!!

Estou a viver o meu sonho! Trabalho no prestigiado Conservatório de Paris, onde sou professor de piano! Leciona o meu querido instrumento (o instrumento dos instrumentos) a alunos exímios! É raro o dia em que não vou à Ópera Garnier assistir a um espetáculo e todos os fins de semana vou até à gelataria “Bom Amor” deliciar-me com os bombásticos sabores dos gelados de Paris, mundialmente apreciados. E digo-vos: o clima, a “vibe” que se vive nesta cidade… não há mesmo palavras para descrever! Só quem a sente é que entende!

As ruas têm um charme característico e natural, as pessoas são educadas e acolhedoras; o sotaque da língua francesa é delicioso e os abundantes turistas tornam a cidade com uma riqueza cultural muito peculiar.

Sinto saudade de Portugal, este sentimento tão particular dos portugueses! Mas fico feliz quando lembro Portugal! O povo português é único e continuo a lidar com portugueses diariamente! Recordo Portugal com alegria e vaidade, pois tenho um enorme e infindável prestígio em dizer que sou Português! Em breve, irei visitar os meus pais a Portugal e banhar-me nas águas frias das praias do norte, encher a barriga de francesinha e passear pela Serra do Gerês.

Por enquanto, vivo o meu sonho que virou verdade!

Obrigado Paris por me acolheres tão bem e agradeço-te por teres tudo aquilo que eu sempre desejei!

Quem duro trabalha, tudo conquista!

Que o meu limite seja o céu!


O Pianista, Romeu.

97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page